A ABA (Análise do Comportamento Aplicada) é uma área ampla e fascinante, na qual conceitos como estímulos de orientação (prompting), modelagem (shaping), reforço, motivação, entre outros, estão interligados.
Devido a todas estas ligações e terminologia, a ABA pode, por vezes, parecer algo complicado, quase como se fosse apenas para especialistas ou profissionais altamente qualificados.
É verdade que os programas de intervenção devem ser desenhados por pessoas que estudaram ABA a fundo e que têm experiência na criação de estratégias personalizadas. Contudo, compreender e aplicar alguns dos seus princípios é algo que qualquer pessoa pode fazer — e que pode trazer benefícios reais no dia a dia.
A ABA foca-se em ações (comportamentos), na observação do mundo real e na análise do que acontece à nossa volta.
Quando entendemos como e porquê, conseguimos replicar ou aplicar ABA de forma intencional e eficaz.
A ABA não é um “conjunto de truques” nem magia. É uma ciência que estuda como as consequências influenciam o comportamento — e como podemos ajustar essas consequências, adaptando a cada indivíduo, para ajudar ao desenvolvimento e progresso da melhor forma.
Um exemplo simples: o reforço
O reforço está presente em quase tudo o que fazemos, mesmo quando não nos apercebemos disso. Quando uma criança obtém uma boa nota num teste, esse resultado reforça o comportamento que a levou até lá. Se estudou e teve boa nota, é provável que volte a estudar no futuro. Se copiou e teve boa nota, é provável que repita esse comportamento também.
Esta é uma ciência baseada em evidências, mas, acima de tudo, é uma ciência das pessoas — feita para ser compreendida e utilizada por todos. Não deve ser vista como algo exclusivo de alguns profissionais, mas sim como uma ferramenta que pode melhorar a forma como pensamos, ensinamos e reagimos. Pode ser usada para motivar alunos, para organizar os nossos afazeres, entre muitos outros comportamentos..
Onde aprender mais
Se o tema desperta curiosidade, explore! Procure vídeos, workshops, livros, podcasts — há muito material acessível sobre ABA.
Caso sinta que é demasiada informação e quer começar devagar, a Nature and Nurture está a lançar workshops curtos que exploram como aplicar os princípios da ABA nas situações do dia a dia.
Obrigada(o) por ler — e por se interessar em compreender melhor o comportamento humano.
Carla Oliveira